segunda-feira, 28 de junho de 2010

Casa do Idoso lota em palestra sobre memória e cognição



http://www.gravatai.rs.gov.br/noticias/noticias1.php?id=141663


Casa do Idoso lota em palestra sobre memória e cognição
Espectadores receberam orientações de saúde e montaram até quebra-cabeças em conjunto.

Como toda quinta-feira, mais precisamente às 13h30, a Casa do Idoso desenvolveu mais um trabalho com seu Grupo de Convivência. No entanto, nesta quinta-feira, (29/04), foi realizada uma atividade especial de promoção da saúde. A Casa organizou uma palestra interativa sobre memória e cognição, com convidados para falar sobre terapia ocupacional e um novo tratamento da osteoporose. O salão de eventos do local ficou pequeno para a quantidade de participantes.

A terapeuta ocupacional Adriana Peralta e a fisioterapeuta Clarissa Maria deram instruções sobre métodos de adaptação para tarefas difíceis as pessoas com mais de 60 anos, quando surgem doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer. Outro ponto importante foram as orientações no tratamento de osteoporose. O tratamento é desenvolvido por uma série de exercícios adaptativos. Após, os participantes foram convidados a montar dois quebra-cabeças que, após unidas as peças, formaram duas árvores frutíferas, mostrando a importância do somatório de pequenos esforços.

Linda Padilha, cuja mãe é portadora de Alzheimer, participou do evento. ”Cuido da minha mãe há 15 anos e venho aqui sempre que posso. As palestras ajuda a gente a conviver com esta situação. No início minha mãe não reagia, hoje já está bem mais ativa, tivemos grande melhoras”, afirmou.

A atividade também contou com a presença da titular da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, Maria do Carmo, a professora de Biodanza Carmem Bez Barth, além da coordenadora da Casa do Idoso, Maribel de Rocha Wagner, e servidores da Casa do Idoso.


Foto: Cícero Schmidt - Secom/PMG

Adriana Peralta

Terapeuta Ocupacional
com ênfase em psicopedagogia institucional
Crefito5/828TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário